Artrite Reumatóide
Descrição
Uma doença sistêmica crônica, principalmente das articulações, marcada por mudanças inflamatórias nas membranas sinoviais e estruturas articulares, degeneração fibrinóide ampla das fibras do colágeno em tecidos mesenquimais e pela atrofia e rarefação de estruturas ósseas. A etiologia é desconhecida mas mecanismos autoimunes têm sido implicados.
Perguntas respondidas
-
Não.
-
Você não precisa se preocupar muito com o valor do fator reumatoide, o mais importante é a melhora clínica. Se caso a melhora dos sinais e sintomas não estiver satisfatória, procure outro tipo de tratamento, com visão holística, como homeopatia, acupuntura, medicina ayurvédica, EFT, que buscam equilibrar a energia vital do organismo, com o objetivo de curar, de dentro para fora. Os recursos da medicina alopática são muito agressivos (medicamentos imunossupressores, que agridem todo o organismo e não curam).
-
A história é mais importante do que os exames! Os exames de laboratório e RX complementam o diagnóstico. Qualquer médico pode fazer o diagnóstico, mas uma vez feito esse diagnóstico você deve ser encaminhada para um reumatologista que é o médico certo para tratar e acompanhar essa doença.